sábado, 13 de junho de 2009

Rubim Santos Leão de Aquino

Formou-se na década de 1960 pela Faculdade Nacional de Filosofia, atual UFRJ, tornou-se professor de história do ensino médio no Rio de Janeiro. Como muitos de sua geração, iniciou a carreira no magistério em cursinhos pré-vestibulares, passando depois a acumular esta atividade com aulas em alguns dos principais colégios da rede privada da cidade. Em fins dos anos 70, esteve à frente da equipe que publicou História das Sociedades Americanas, livro didático de grande repercussão junto ao professorado e aos alunos de ensino médio, que hoje se enocntra na 49a. edição. Seguidor da corrente teórica latinoamericanista e do método marxista em sua obra crítica considera que a velha historiografia torna as revoluções na América apáticas e romanceadas.

2 comentários:

  1. Se todos os professores de história utilizassem os livros desse cara para ensinar história, faríamos uma revolução e acabaríamos com o capitalismo. Aquino é o cara!!!

    ResponderExcluir
  2. OUTRA CASA DA DITADURA: RUA SANTA HELENA. JARDIM BOTÂNICO. Durante a década de 70, pelo menos entre os anos 73 - 74.

    Nenhum vizinho sabia quem morava lá, o que aconteceia lá, porque estava sempre " fechada" e o movimento era noturno. Quem saberia confirmar?

    ResponderExcluir