terça-feira, 2 de junho de 2009

Quem é Mário Curtis Giordani

Mário Curtis Giordani nasceu em 1921, em Viamão, RS. Cursou Filosofia (1941) e Teologia (1943) no antigo Seminário Central de São Leopoldo, RS. Bacharelou-se em Letras Clássicas (1948) pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (atual PUC), licenciou-se em letras Clássicas (1949) pela Universidade Católica do Rio de Janeiro (atual PUC). Bacharelou-se em Direito (1955) pela Faculdade de Direito de Niterói. Lencionou a partir de 1953 na antiga Faculdade Fluminense de Filosofia da UFF, como titular de filosofia, até 1977. É titular de Direito Romano na Faculdade de Direito da Universidade Cândido Mendes (UCAM), Rio de Janeiro, onde leciona desde 1959. A foto, de 2009, é do jornal on-line a Voz da Serra. Seu livro, História da Antiguidade Oriental, da editora Vozes, é uma das referências básicas na disciplina de História Antiga I, no Curso de História da UCDB.

18 comentários:

  1. Sobre o livro citado (História da Antiguidade Oriental) considero um livro importante, em que registra muitos fatos e datas. Muito chato de ler, mas reconheço a sua importancia!
    Mas, é fiel no seu propósito: o de servir como um livro de pesquisa para os professores planejarem suas aulas.

    ResponderExcluir
  2. Alguém sabe como posso entrar em contato com o prof. Mário Curtis Giordani?

    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ELE FALECEU RECENTEMENTE EM NITEROI,/RJ, ONDE RESIDE SUA FAMILIA

      Excluir
    2. Eu não consigo entender como os livros deste homem não são utilizados nas faculdades, talvez em poucas (Corrijam-me se eu estiver enganado). Será porque ele é um conservador?

      Excluir
    3. Não, Lucas, porque nossa academia é miserável e metida a marxista, na verdade, nunca dão valor a nada que seja bom, ainda mais, quando são brasileiros, já não se lê mais Gilberto Freyre, nunca foi aceito Darcy Ribeiro, ninguém conhece Mario Ferreira dos Santos, e, assim, com o Giordani Curtis, o qual é um factualista, como gostam de dizer, um pesquisador dos fatos...o que é imprescindível para um historiador de verdade que é o que foi Mario Giordani Curtis.

      Excluir
    4. Olha Marcos, não sei se é isso não. Sou marxista e uso os livros do professor Mário Curtis Giordani. Eles são uma ótima referência documental e metodológica.
      Na verdade, o que me parece mais certo é que ele não é lido por razões muito mais próximas das pós-modernidade do que do marxismo.
      Ou seja, a negação da correlação de fatos, abandono do rigor em pesquisas primárias...
      Mário Curtis Giordani é nesse sentido uma obra boa pacas.
      Pena que sua obra está fora do catálogo.

      Excluir
  3. É muito provável que sim, historiadores conservadores praticamente não são valorizados, já os marxistas esses sim têm valor. Eu como estudante de História somente me vejo diante de livros de historiadores marxistas, como Rubim Aquino, Ciro Flamarion Cardoso e outros. Por acaso me deparei com o livro História da Antiguidade Oriental do Mário Curtis Giordani em uma livraria e o adquiri, ao lê-lo já me foi possível observar a riqueza de seu conteúdo em comparação à pobreza dos livros marxistas que sou obrigado a ler na faculdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Mário Giordani nunca foi conservador, sempre foi um mestre livre. Ele escreveu uma obra-prima sobre o existencialismo onde descreve todas as escolas filosóficas humanas. Dos etruscos aos arianos,do estoicismo e muito além do cristianismo, do calvinismo ao Marxismo, entre outros.

      Vocês é que não entendem o que lêem e, obviamente, acabam presas fáceis de retardados fascistas, vítimas passivas para o estupro de um Olavo De Carvalho da vida. O resultado é este: escrevem e falam muita merda!

      Excluir
  4. Grande erudito e intelectual brilhante. Genio da raça! É mesmo lamentável q a imensa obra desse homem seja delegada ao esquecimento, por esse sistema socialista burro q rege a Academia atualmnte

    ResponderExcluir
  5. Durante minha graduação em História, os livros de Mario Curtis Giordani faziam parte da bibliografia de História Antiga I (Oriental). Possuo os volumes de "História da Antiguidade Oriental" e "História da Grécia". Podem ser lidos com proveito se confrontados com uma produção historiográfica mais recente sobre os temas versados. Na biblioteca de minha faculdade (CESVA - Valença/RJ) havia a coleção completa dos livros escritos pelo autor e publicados pela Vozes.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O livro do prof. Giordani tem sido minha leitura de História há um bom tempo. Tenho usado como referência até mesmo para tentar compreender os dias atuais: "a Histo
    ória é uma visão para o passado para perspectivas para o futuro"

    ResponderExcluir
  8. Comprei e Li toda a coleção de Mário Curtis Giordani. São, de um modo geral, muito completos e didáticos. O defeito do autor é ser um tanto tendencioso em favor da Igreja Católica. Sua história dos hebreus está desatualizada à luz das novas descobertas arqueológicas, mas recomendo seus livros para quem quer começar a estudar história, pois eles dão uma visão geral, não só da história política mas também da cultura, da economia, das leis e de outras características dos povos estudados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vice saberia me dizer a respeito dos livris sobre feudalismo. Ha um livro com o Carlos Magno na capa, e outros dois com um frei. Sao o mesmo livro em edicoes edicoes diferentes ou sao sao complementares? Obg.

      Excluir
    2. São 3 livros diferentes. A parte 1, que trata dos aspectos políticos, e a parte 2, que é dividida em 2 tomos, que tratam dos demais aspectos (filosofia, direito, vida cotidiana...).

      Excluir
  9. Alguém sabe se foi feita alguma bibliografia do Mario Curtis?

    ResponderExcluir
  10. Tenho todos os livros dele. O mais dificil de encontrar foi a história dos reinos bárbaros. Suas obras deveriam ser republicadas.O cara é fantástico.

    ResponderExcluir